quarta-feira, 27 de junho de 2012





HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA LOURINHÃ

Realizou-se no passado dia 23 de Junho de 2012 uma Homenagem aos Combatentes da Lourinhã que incluiu actos em três locais diferentes: Junto ao Monumento no centro da vila, na Igreja do Castelo e no Talhão da Liga dos Combatentes no cemitério municipal.
Este artigo que aqui transcrevemos do site www.operacional.pt reporta-se à cerimónia no Talhão da Liga dos Combatentes. Em breve contamos colocar aqui imagens das restantes cerimónias.
Para ver a reportagem clique aqui: HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA LOURINHÃ




Leia aqui na íntegra o discurso do Presidente da Direcção do Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes, proferido no cemitério municipal da vila após a bênção das campas:


Exmo. Sr. José Manuel Custódio, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã
Exmo. Sr. Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes e meu General
Exmos. Convidados e Associados
Minhas senhoras e meus senhores

O Núcleo da Liga dos combatentes de Torres Vedras, agradece a vossa presença nesta cerimónia, que muito nos honra.
Homenageamos hoje a memória dos militares que, durante o terrível conflito da Primeira Guerra Mundial, suportando situações de grande sofrimento, honraram o nome de Portugal e das Forças Armadas, nas trincheiras da Flandres e nos territórios ultramarinos de Angola e Moçambique. Aqueles que depois das agruras da guerra, regressaram para nos seus vários ofícios, continuarem a engrandecer o seu país, acabando um dia por repousar neste talhão.
Prestamos também homenagem a todos os combatentes da guerra do Ultramar que sacrificaram as suas vidas no cumprimento do seu dever como militares e cujos restos mortais repousam neste talhão e em campas familiares deste cemitério.
A Nação portuguesa é a mais antiga unidade territorial da Europa e deve muito da sua existência e continuidade aos seus militares. Militares que, ontem como hoje, pelos quatro cantos do mundo, honraram e honram a sua bandeira e o nome de Portugal.
Uma das missões da Liga dos Combatentes e dos seus Núcleos é zelar pela manutenção dos talhões onde repousam militares portugueses, em dezenas e dezenas de cemitérios em Portugal, mas o programa “Conservação das Memórias” abrange também a França e os antigos territórios ultramarinos, tendo sido concluída a missão na República da Guiné Bissau e estando em campo uma nova missão na República de Moçambique.
O Núcleo de Torres Vedras, reactivado em 2010, foi exactamente aqui, em Fevereiro desse ano, que iniciou o seu trabalho como associação. Mal soubemos do estado em que se encontrava este talhão, mesmo antes de termos onde instalar a nossa sede, já neste espaço iniciávamos as acções que nos conduziram até este momento.
  Mas não se julgue que a obra foi apenas nossa, investigamos, coordenamos, abrimos portas, talvez tenhamos mesmo incomodado, é verdade. Mas foi a compreensão dos familiares dos militares falecidos e o apoio efectivo, sempre oportuno – numa palavra,
irrepreensível – da Câmara Municipal da Lourinhã, da Junta de Freguesia da Lourinhã e da Direcção Central da Liga dos Combatentes, que conduziram a este resultado.
Permitam-me, por último, uma palavra de agradecimento ao Capitão António Rodrigues, membro da direcção do nosso Núcleo, pelo empenho pessoal, persistência e paciência que demonstrou na consulta dos documentos existentes no Arquivo Geral do Exército, na Torre do Tombo e outros locais, no intuito de obter os dados que nos permitiram identificar a maioria dos militares aqui sepultados. Coube-lhe também o relacionamento com a Junta de Freguesia da Lourinhã e os funcionários que reconstruíram o talhão, aos quais também manifesto público agradecimento pela excelência do trabalho realizado.
Servimos voluntariamente. Sentimos que estamos a cumprir o nosso dever. À Liga dos Combatentes compete honrar os mortos e servir os vivos, missão a que se dedica de forma patriótica. Pela nossa parte, assumimos o compromisso de continuar o trabalho de preservar os talhões onde repousam militares de Portugal, sobre responsabilidade do Núcleo de Torres Vedras.
Muito obrigado

Tenente-Coronel Costa Pereira, Presidente da Direcção no Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário