quarta-feira, 7 de março de 2012

A LIGA DOS COMBATENTES EM TORRES VEDRAS


Em Janeiro de 1926 o jornal “A Nossa Terra”, órgão Associação Regionalista do Concelho de Torres Vedras, noticiava que “…composta pelos senhores Fernando Carvalhosa, José Augusto Martins e Fernando D’Almeida, começou a funcionar nesta vila a delegação da Liga dos ex-Combatentes da Grande Guerra, em África, Mar e França...”. Podiam os interessados em juntarem-se à patriótica organização inscrever-se na “…Praça da República 17 e 18, com Fernando D’Almeida…”. Seguia-se um excerto dos Estatutos da Liga para informação sobre os objectivos que se pretendiam alcançar.

 A “Delegação de Torres Vedras da Liga dos Combatentes” teve uma vida que em grande parte é hoje desconhecida e aparentemente este impulso inicial não foi suficientemente forte para a consolidar. Em todo o caso ganhou algum relevo mais tarde, nos anos 60, já depois de iniciada a guerra em África (1961-1975) e funcionou na Rua Serpa Pinto, nº 9 – 2º, até 1976, data em que, por decisão da Direcção Central foi encerrada. A actividade nos últimos anos era reduzida mas ainda assim foi possível detectar alguns anúncios colocados no jornal “Badaladas” nos quais se dava conhecimento aos sócios de actividades ou benefícios. O seu último presidente em 1976 foi José Alexandre Luís, de profissão barbeiro.

Torres Vedras: 2010 - 2012
Em 18 de Fevereiro de 2010 a Direcção Central da Liga dos Combatentes aprovou a constituição de uma Comissão Administrativa para a reactivação do Núcleo de Torres Vedras, composta por três sócios: José Costa Pereira, Miguel Silva Machado e António Dias Rodrigues.
Entre Mafra e Caldas da Rainha havia uma enorme área onde não existia qualquer Núcleo a funcionar (entretanto foi também criado o Núcleo de Peniche), cabendo assim ao Núcleo de Torres Vedras abranger a área territorial não só deste concelho como também da Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Bombarral.

Sem comentários:

Enviar um comentário