domingo, 3 de maio de 2015

DIA DO COMBATENTES - MOSTEIRO DA BATALHA 9ABR2015

Fig. 01 - Mosteiro da Batalha

Presididas pelo CEMGFA - General Artur Pina Monteiro, realizaram-se no Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Batalha, as cerimónias comemorativas do dia do Combatente, a evocação do 97º aniversário da Batalha de La Lys e a 79ª Romagem ao túmulo do Soldade Desconhecido.
A cerimónia contou com a presença da senhora Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional - Berta Cabral -, do Chefe da Casa Militar do Presidente da República - Tenente-general Carvalho dos Reis e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Leiria e da Batalha.
Estiveram, ainda presentes, o antigo Presidente da República, General Ramalho Eanes, os Chefes de Estado-maior da Marinha e Autoridade Marítima Nacional - Almirante Luís Macieira Fragoso -, da força Aérea Portuguesa - General José António Araújo Pinheiro e o Comandante da Instrução e Doutrina do Exército - Tenente-general Rovisco Duarte em representação do Chefe de Estado-maior do Exército.
Estiveram, igualmente presentes, delegações dos Adidos Militares acreditados em portugal, representantes dos Comandantes da Guarda Nacional Republicana, da Policia de Segurança Pública, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Royal British Red Cross e das Associações Profissionais de Militares.
De salientar, pelo seu valor simbólico, a presença do General Ramalho Eanes, muito acarinhado pelos presentes.
Fig. 02 - Chegada ao recinto do antigo presidente da república General Ramalho Eanes

A cerimónia militar envolveu os três ramos das Forças Armadas e foi integrada por muitos combatentes transportando os estandartes dos Núcleos da Liga dos Combatentes e de outras organizações de combatentes.
O programa inciou-se com uma missa de sufrágio em honra dos combatentes falecidos, celebrada na Igreja do Mosteiro pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança – D. Manuel Linda.
Após a recepção das Entidades civis e militares e da prestação das honras militares à Entidade que presidiu à cerimónia, o programa prosseguiu com as alocuções do Presdente da Direcção Central da Liga dos Combatentes - General Chito Rodrigues e do General CEMGFA.
Seguiu-se o desfile das forças em parada, a que se juntaram os estandartes dos Núcleos da Liga dos Combatentes e de outras Associações. As entidades convidadas entraram depois no Museu das Oferendas. À saída, para a Sala do Capítulo, os convidados passaram pelos estandartes dos Núcleos e das Associações, cumprimentando os porta-estandartes, que se encontravam perfilados nos claustros do Mosteiro Santa Maria da Vitória.

Fig. 03 - Drª Berta Cabral cumprimenta o porta estandarte do Núcleo de Torres Vedras

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras esteve presente nesta cerimónia. O seu estandarte, transportado pelo sócio combatente, João Coutinho Lopes, integrou o desfile.
Fig. 04 - Estandarte do Núcleo de Torres Vedras entre os dos Núcleos de Caldas da Rainha e Peniche

A alocução, pela Entidade convidada na sala do Capítulo, onde repouso o túmulo do Soldado desconhecido, esteve este a cargo do Coronel de Infantaria Reformado, Américo Henriques, que dissertou sobre o tema “ Combatentes por Portugal”.
Fig. 05 - Janela na Sala do Capítulo


No fim da alocução procedeu-se à deposição de coroas de flores junto do túmulo do Soldado Desconhecido pelas Entidades presentes, pela Liga dos Combatentes e pelas Associações de Combatentes e Profissionais de Militares presentes, e entre elas a AOFA, com honras militares em homenagem aos caídos em defesa da Pátria.
Fig. 06 - Claustros do Mosteiro da Batalha

A cerimónia terminou com o hino da Liga dos Combatentes entoado pelo coro da Cruz Vermelha Portuguesa e o Hino Nacional tocado pela banda da Marinha.
Seguiu-se um almoço de confraternização no Regimento de Artilharia 4 em Leiria para os combatentes e seus familiares.

Torres Vedras, 09 de Abril de 2015

José da Costa Pereira, Tenente-coronel

Sem comentários:

Enviar um comentário