quarta-feira, 9 de abril de 2014

DIA DO COMBATENTE - 05 DE ABRIL DE 2014 - MOSTEIRO DA BATALHA

Fig. 01 - Convento de Santa Maria da Vitória - Batalha (1)

Decorreram no Mosteiro da Batalha (Convento de Santa Maria da Vitória - Batalha), em 05/04/2014, as comemorações evocativas do 96º Aniversário da Batalha de La Lys, do dia do Combatente e da 78º Romagem ao túmulo do soldado desconhecido.
As cerimónias, organizadas pela Liga dos Combatentes, foram presididas pelo (CEMGFA) Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas - General Pina Monteiro. Estiveram ainda presentes a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Drª Berta Cabral, os três Chefes de Estado-maior das Forças Armadas, representantes do Comandante-geral da GNR e do Director Nacional da Policia de Segurança Pública, presidente da Câmara Municipal da Batalha, Director do Museu da Batalha e outras entidades civis e militares e Adidos Militares.


Fig. 02 - Pelotão da Força Aérea e guiões dos Núcleos

As forças em parada eram constituídas por uma companhia composta por três pelotões, sendo um de cada ramo das Forças Armadas Portuguesas. Estas forças eram enquadradas pelos estandartes dos Núcleos da Liga dos Combatentes e de outras associações congéneres.
A cerimónia teve inicio com a prestação de honras às Entidades presentes a que se seguiu uma missa rezada pelo novo Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda.Terminada a missa deu-se início à cerimónia na parada fronteira ao Mosteiro da Batalha, tendo discursado o General Chito Rodrigues, presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes e o CEMGFA.
O discurso do General Chito Rodrigues versou a evocação dos Combatentes de todas as guerras em que entraram portugueses. De salientar, no seu discurso a evocação do único combatente português, fuzilado na Primeira Grande Guerra – O Soldado João Augusto Ferreira de Almeida(2). Acrescentando que o foi “(…) não pelo que fez, mas pelo que disse que podia fazer (…)”. Recordando este momento triste da nossa história afirmou que já era tempo de analisar este acontecimento no sentido da sua revisão. Prometeu que a Liga dos Combatentes iria desenvolver todos os esforços no sentido de ser revisto o seu processo com vista à obtenção do seu perdão e amnistia.



Fig. 03 - Janela da sala do Capítulo

As cerimónias encerraram com uma justa homenagem ao soldado desconhecido na sala da Capítulo, onde foi feita uma alocução alusiva pelo General Espírito Santo e depositadas coroas de flores, junto ao túmulo do soldado desconhecido pelas Associações e Entidades presentes.

Fig. 04 - Homenagem ao Soldado Desconhecido


Como não podia deixar de ser o Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes esteve presente nesta cerimónia com o seu estandarte, empunhado pelo Sócio Combatente, João Coutinho Lopes (Figura 04).

Fig. 04 - Estandarte do Núcleo de Torres Vedras

 Tomaram, ainda, parte nas cerimónias o Presidente do Núcleo - na dupla responsabilidade de representar o Núcleo e o presidente da Direcção da AOFA – Associação de Oficiais das Forças Armadas, e o seu Tesoureiro, Capitão António Rodrigues.

(1) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_da_Batalha.
(2) (Para saber mais sobre este acontecimento ver, entre outros, http://www.porto24.pt/cidade/joao-augusto-ferreira-de-almeida/)  

terça-feira, 1 de abril de 2014

CICLO DE PALESTRAS - A GRANDE GUERRA (1914-1918)

Tomando em consideração que, no corrente ano, se comemora o centenário do início da Grande Guerra (1914-1918), para o qual foi nomeada uma Comissão Coordenadora das Evocações[1], pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, de que faz parte um representante da Liga dos Combatentes[2] e tendo esta Instituição tido um papel único e exemplar, na defesa do interesse dos combatentes, de apoio aos inválidos do conflito, viúvas e órfãos e que levou a que a Instituição tenha sido inicialmente constituída como Liga dos Combatentes da Grande Guerra.
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras (NLCTV), não pode deixar de se associar a esta comemoração e, numa perspectiva local, lembrar aos torrienses a génese do conflito e as vivências à época no concelho, pois este fenómeno para além do âmbito estritamente militar, teve reflexos sociais marcantes.
Com este objectivo o NLCTV, prepara a realização de um Ciclo de Palestras tendo como tema a “Grande Guerra”, distribuídas pelos anos de 2014, 2015 e 2016, para o que conta com o apoio da Direcção Central da Liga dos Combatentes e pretende envolver, além da Câmara Municipal de Torres Vedras, outras instituições do concelho.
Assim, em 2014, com o título “Origens e causas do conflito“ – decorrerá, em Torres Vedras, no dia 31 de Maio próximo, a primeira fase com o seguinte programa simplificado:
- Origens e causas do conflito – Coronel David Martelo;
- O Plano Schlieffen – Coronel Manuel Mourão;
- A vida em Torres Vedras à época -Mestre Venerando de Matos.
Logo que tenhamos o programa completo faremos a sua divulgação oficial.
Desde já chamamos a atenção para este evento e solicitamos toda a colaboração que nos possam prestar.

O Núcleo de Torres Vedras


[1] Despacho n.º 15602/2012, Diário da República, 2.ª série N.º 237 de7 de Dezembro de 2012.
[2] Despacho do General Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes de 12/12/2012.