sábado, 1 de novembro de 2014

PASSEIO CULTURAL A ELVAS


No passado dia 19 de Julho o Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras organizou um passeio cultural a Elvas, Cidade-Quartel Fronteiriça Património da Humanidade pela UNESCO.
A comitiva composta por antigos combatentes e seus familiares, contou com os apoios das Câmaras municipais de Lourinhã, cujo o Presidente integrou a comitiva e da câmara municipal de Elvas e dos Posto de turismo de Elvas.
Presidentes das câmaras de Lourinhã e Elvas ao centro


A organizou, a nível local, foi coordenada pelo Major, Joaquim Balsinhas que contou com o apoio do Sargento-mor Ganchinho e do Núcleo de Elvas.
Realizaram-se visitas guiadas aos seguintes monumentos históricos:
- Forte de Stª Luzia;
Forte de Stª Luzia


- Igreja da Senhora da Piedade;
Em frente da Capela da Senhora da Piedade


- e ao Museu Militar de Elvas
Museu militar de Elvas


sem esquecer a viagem pela cidade no comboio turístico do Turismo de Elvas.
Além de visitar a cidade e os seus pontos com maior relevância histórica a comitiva de antigos combatentes do Oeste prestou homenagem a todos os combatentes de Portugal, com a deposição de uma coroa de flores e a guarda de um minuto de silêncio, junto ao Monumento ao Combatente do Ultramar. 
Homenagem aos Combatentes

A esta cerimónia associaram-se os Presidentes das câmaras de Lourinhã, Engº João Duarte de Carvalho e da câmara municipal de Elvas, Dr. Nuno Miguel Fernandes Mocinha.
Homenagem aos Combatentes

De salientar a nostalgia que alguns dos membros da comitiva sentiram ao recordar, na visita ao Forte de Stª Luzia e ao Museu Militar de Elvas, tempos passados e locais onde deixaram parte da sua juventude.
O momento mais emocionante foi a visita à capela da senhora da Piedade quando se observaram todas as preces deixadas por soldados de Portugal e seus familiares rogando por ajuda divina nos seus momentos difíceis no campo de batalha.


Interior da capela da Senhora da Piedade - Preces nas paredes


Sem comentários:

Enviar um comentário