terça-feira, 1 de abril de 2014

CICLO DE PALESTRAS - A GRANDE GUERRA (1914-1918)

Tomando em consideração que, no corrente ano, se comemora o centenário do início da Grande Guerra (1914-1918), para o qual foi nomeada uma Comissão Coordenadora das Evocações[1], pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, de que faz parte um representante da Liga dos Combatentes[2] e tendo esta Instituição tido um papel único e exemplar, na defesa do interesse dos combatentes, de apoio aos inválidos do conflito, viúvas e órfãos e que levou a que a Instituição tenha sido inicialmente constituída como Liga dos Combatentes da Grande Guerra.
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras (NLCTV), não pode deixar de se associar a esta comemoração e, numa perspectiva local, lembrar aos torrienses a génese do conflito e as vivências à época no concelho, pois este fenómeno para além do âmbito estritamente militar, teve reflexos sociais marcantes.
Com este objectivo o NLCTV, prepara a realização de um Ciclo de Palestras tendo como tema a “Grande Guerra”, distribuídas pelos anos de 2014, 2015 e 2016, para o que conta com o apoio da Direcção Central da Liga dos Combatentes e pretende envolver, além da Câmara Municipal de Torres Vedras, outras instituições do concelho.
Assim, em 2014, com o título “Origens e causas do conflito“ – decorrerá, em Torres Vedras, no dia 31 de Maio próximo, a primeira fase com o seguinte programa simplificado:
- Origens e causas do conflito – Coronel David Martelo;
- O Plano Schlieffen – Coronel Manuel Mourão;
- A vida em Torres Vedras à época -Mestre Venerando de Matos.
Logo que tenhamos o programa completo faremos a sua divulgação oficial.
Desde já chamamos a atenção para este evento e solicitamos toda a colaboração que nos possam prestar.

O Núcleo de Torres Vedras


[1] Despacho n.º 15602/2012, Diário da República, 2.ª série N.º 237 de7 de Dezembro de 2012.
[2] Despacho do General Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes de 12/12/2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário