quarta-feira, 19 de junho de 2013

CERIMÓNIA DO 11º ANIVERSÁRIO DA INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO AOS TORRIENSES MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR


No passado dia 02 de Junho, cumprindo um dever patriótico, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras, levou a efeito uma singela homenagem aos combatentes mortos na guerra do ultramar, simbolizados pelo Monumento em sua honra que se encontra erigido no campo da Várzea em Torres Vedras.

A cerimónia foi presidida pelo Dr Carlos Miguel, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, estando ainda presentes o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, a Vereadora da Cultura, Drª Ana Umbelino, além de muitos combatentes que quiseram associar-se a este evento.
Esta cerimónia revestiu-se de um simbólico toque de silêncio, executado por um terno de clarins da banda do exército, em honra de todos os combatentes falecidos, a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores na base do monumento, tendo terminado com o toque de alvorada.

Após a cerimónia militar, realizada junto do monumento, seguiu-se uma almoço de convívio no restaurante o Voluntário, em Torres Vedras, no decorrer do qual foram entregues "Diplomas de Testemunho de Apreço" aos sócios da Liga dos Combatentes que completaram mais de vinte e cinco de inscrição continuada, a cuja entrega se associaram o general Chito Rodrigues, a Vereadora Drª Ana Umbelino e o presidente da junta de freguesia de S. Pedro e Santiago, Engº Francisco Martins. 


Imagem da mesa de honra. Vêem-se da esquerda para a direita o Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Lucas Hilário, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres, Drª Ana Umbelino, o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, o Presidente da Direcção do Núcleo de Torres Vedras, Tenente-coronel Costa Pereira e o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago, Engº Francisco Martins.

 Foram laureados os seguintes associados:


Sócio Combatente, nº 50625, Licínio Alexandre Leal – quarenta e dois anos de inscrição;

Sócio Combatente, nº 53221, António José dos Santos Assunção Delicado – quarenta e um anos de inscrição;
Sócio Combatente, nº 80625, Humberto Júlio Machado Pinto – trinta e cinco anos de inscrição;
Sócio Extraordinário, nº 80625, Maria Celeste Pinto – trinta e três anos de inscrição;
Sócio Combatente, nº 98675, Rodrigo Botelho Lourenço – trinta anos de inscrição;
Sócio Combatente, nº 100834, Serafim da Silva Fonseca – vinte e nove anos de inscrição;
Sócio Combatente, nº 115950, José de Sousa Pinho – vinte e cinco anos de inscrição.
 


Tenente-general Chito Rodrigues entrega o diploma ao sócio Licínio Leal
 
 
O Presidente do Núcleo, TCor Costa Pereira e o Presidente da Junta de freguesia de S. Pedro e Santiago, Engº Francisco Martins entregam diplomas ao sócio Humberto Pinto, que também recebeu o Diploma da D. Celeste Pinto, que não pode estar presente por razões de saúde
 



O Secretário do Núcleo, TCor Manuel Vilhena entrega o Diploma ao sócio Rodrigo Lourenço
 



Presidente do Núcleo entrega o Diploma ao sócio Serafim Fonseca
 




Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago entrega Diploma ao sócio José Pinho.


No decorrer do almoço convívio usou da palavra, em primeiro lugar, o Coronel Oliveira Santos, vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras à época da construção e inauguração do monumento, destacando todo o trabalho desenvolvido e os obstáculos que foi necessário ultrapassar para se chegar a bom porto. 

Seguiu-se o presidente do Núcleo de Torres Vedras, que escolheu para tema da sua intervenção o papel desempenhado pela mulher no apoio aos antigos combatentes. A mulher mãe, esposa, namorada e madrinha de guerra, cuja acção tantas vezes foi esquecida e teve uma importância poucas vezes mensurada. Discursaram, ainda, a Drª Ana Umbelino e o Tenente-General Francisco Chito Rodrigues, tendo a Drª Ana Umbelino reforçado o papel da mulher em todo o contexto da guerra. 

Drª Ana Umbelino

No decorrer da sua intervenção, a Drª Ana Umbelino, transmitiu a promessa da Câmara Municipal de Torres Vedras no sentido de esta vir a apoiar o Núcleo de Torres, nas despesas de manutenção da sua Sede. A Drºa Ana Umbelino destacou, como muito importante, a colaboração do Núcleo no CLAS (1), fazendo votos para que esta colaboração continue.
Para finalizar a cerimónia, o Tenente –general Chito Rodrigues ofereceu, em nome da Direcção Central da Liga dos Combatentes, uma medalhão da Liga e o cartão de sócio apoiante à Câmara Municipal de Torres Vedras que ficou com o número 170.000.
Em representação do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que teve que se ausentar por razões profissionais, recebeu o medalhão da Liga dos Combatentes e o cartão de sócio apoiante, a Drªa Ana Umbelino.

O encontro não terminou sem que fosse dada a palavra aos sócios presentes. Sendo o tema das intervenções, o sócio laureado, António Delicado reforçou agradecendo a todas as mulheres na pessoa da sua esposa que teve a oportunidade de o acompanhar na sua missão em Moçambique.
António Delicado

Também o sócio laureado, Humberto Pinto, lamentou o facto de a sua esposa não poder estar presente, por razões de saúde, pedindo uma salva de palmas em honra de todas as mulheres de Portugal.
Humberto Pinto


(1) O Núcleo de Torres Vedras faz parte do CLAS (Conselho Local de Acção Social), desde 2012, sendo membro eleito do seu Conselho Executivo.

A Direcção do Núcleo

Sem comentários:

Enviar um comentário