quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DIA DE FINADOS 2012, HOMENAGEM AOS COMBATENTES


Cumprindo a tradição de honrar a memória dos antigos combatentes já falecidos, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras, levou a cabo um conjunto de iniciativas nos talhões da Liga dos Combatentes sobre a sua responsabilidade na Lourinhã e Sobral de Monte Agraço e ainda no monumento aos combatentes em Torres Vedras.
Assim, no dia 02 de Novembro, pelas 10h00 promoveu a deposição de uma coroa de flores no monumento aos torrienses mortos na guerra do Ultramar com a presença de alguns antigos combatentes do concelho. Ainda nesse mesmo dia, pelas 11h30, e com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, homenageou os combatentes que se encontram sepultados no talhão do cemitério de São Salvador, deste concelho.

No dia 04 de Novembro o Núcleo de Torres Vedras realizou a sua cerimónia principal no talhão da Liga dos Combatentes do cemitério da Lourinhã, recentemente recuperado. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã esta cerimónia iniciou-se com uma missa na igreja do Castelo, tendo prosseguido depois com a leitura de uma oração fúnebre pelo padre Ricardo Franco e a deposição de flores nas campas do talhão e de algumas sepulturas fora do talhão. À cerimónia associaram-se vários familiares dos antigos combatentes, e a Associação dos Veteranos Combatentes do Oeste (AVECO).

Tendo como objectivo a defesa e manutenção dos interesses dos antigos combatentes, existem em Portugal várias organizações. A Liga dos Combatentes distingue-se das demais por ser uma Instituição de Solidariedade Social de dimensão nacional, com núcleos a nível concelhio, com contabilidade organizada e na dependência do Ministério da Defesa Nacional. Apesar de os seus dirigentes e colaboradores trabalharem em regime de voluntariado e de a sua fonte de receitas residir, maioritariamente, na quotização dos seus associados, a Liga dos Combatentes têm-se esforçado por promover os valores pátrios, especialmente entre os jovens, preservar a memória de todos os que serviram o país e dos que por ele pereceram. Bem como a protecção, auxílio e defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos seus associados.
Aproveitando a compreensão demonstrada pela Câmara Municipal da Lourinhã, por esta nobre acção e com o seu inestimável apoio, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Torres Vedras passou a dispor de um espaço de atendimento que está aberto ao público às quartas e sextas-feiras das 15 às 17 horas, situado na Rua Padre António Pereira Escudeiro, 1º – 2530-133 Lourinhã (por cima do Mercado Municipal).
Deste modo convidam-se todos os Combatentes a visitar este seu espaço, colocar questões de seu interesse, conviver e participar das iniciativas do Núcleo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário